,

Eventos

SEMAENGE - SEMINÁRIO DE AUDITORIA DE ENGENHARIA - 2016

INSCREVA-SE AQUI


Apresentação

Evento realizado com sucesso!
O SEMAENGE é um seminário bienal de estudos de temas atuais e relevantes da Engenharia nacional, para enriquecimento profissional de auditores de Engenharia, peritos e engenheiros em geral.
Na edição de 2016, o tema geral é Sinistros x Qualidade das Construções, escolhido devido aos recentes casos de sinistros em obras públicas e privadas noticiados pela mídia nacional. Aspectos técnicos e legais serão apresentados por profissionais capacitados e experientes no assunto durante o evento, que também dará oportunidade de interação dos palestrantes com os participantes.
Nesta edição 2016 serão ministradas as seguintes palestras: (1) Qualidade das Obras Públicas, (2) Estudo de Caso - Ciclovia Tim Maia/RJ, (3) Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto - estudos de casos. 
Antes do encerramento, haverá uma mesa redonda com a participação dos três palestrantes e do Presidente do IBRAENG, sobre os temas abordados e outros assuntos relacionados, também com interação com os participantes. 

Programação

8:30h – Credenciamento e entrega de material
9:00h – Abertura 
9:40h – 1ª Palestra: Estudo de Caso - O Sinistro da Ciclovia Tim Maia (RJ) - Eng. Civil José Schipper
10:30h – Debate
10:50h – Coffee Break
11:10h – 2ª Palestra: Recuperação e Reforço de Estruturas de Concreto - Estudos de Caso - Eng. Civil Luís Carlos Montenegro
12:00h – Debate
12:20h – Intervalo para Almoço
14:30h – 3ª Palestra - Sinistros x Qualidade das Obras Públicas (Eng. Civil André Mendes)
15:20h – Debate
15:40h – Coffee Break
16:00h – Mesa Redonda - André Luiz Mendes, José Schipper, (Crea-RJ), Luís Carlos Montenegro (Módulo Engenharia) e Marcio Soares da Rocha (Presidente do IBRAENG.
17:30h – Encerramento


Palestrantes

1. André Luiz Mendes

Engenheiro civil (Universidade de Brasília-UNB); Especialista em Auditoria de Obras(UNB); Auditor do Tribunal de Contas da União desde 1995, Secretário de Fiscalização de Obras (2007 a 2012); experiência anterior ao TCU: Engenheiro Supervisor do Banco Itaú em Brasília, onde trabalhou por mais de nove anos gerenciando divisão responsável pelas atividades de manutenção, construção e adaptação de agências nas regiões central e norte do Brasil. Antes disso, trabalhou por quatro anos em construtoras de Brasília, administrando obras e elaborando orçamentos e cálculo estrutural de edificações.

Na área de treinamento, ministra cursos de controle de obras públicas desde 1997, pelo Instituto Serzedello Corrêa, Fundação Getúlio Vargas e diversas outras instituições, e apresentou trabalhos técnicos no I, III, IV, V, VI e VII SINAOPs – Simpósios Nacionais de Auditoria de Obras Públicas. Foi membro do CONAOP – Comitê Nacional de Auditoria de Obras Públicas, Diretor Executivo e Presidente do Conselho Deliberativo do IBRAOP – Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas.

Possui certificação de notório saber em engenharia de custos, emitida pelo IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos e reconhecida pelo International Cost Engineering Council. Recebeu do IBEC o título de “engenheiro de custos do ano de 2015”.

Publicou diversos artigos técnicos na Revista do TCU, na Revista Capital Público, na Revista Construção e Mercado e na Revista Infraestrutura Urbana e é autor do livro Aspectos Polêmicos de Licitações e Contratos de Obras Públicas (Ed. Pini, 2013). 

2. José Schipper

Eng° Civil (UFRJ, 1962); 1º Vice Presidente do CREA/RJ; Assessor de Pericias e Avaliações da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro; Representante ativo do Clube de Engenharia no COMPUR (Conselho Municipal de Politicas Urbanas); Representante do CREA/RJ na ABNT/CB002 - Construção Civil (Comissão de Estudos de Projetos). Membro da Comissão Elaboradora do Laudo da Ciclovia Tim Maia/RJ.

3. Luís Carlos Montenegro

Engenheiro Civil; Sócio-diretor da Módulo Engenharia - empresa especializada em recuperação de estruturas de concreto. 


Patrocinadores

CREA-CE

MÚTUA

SENGE-CE

IBEC

SINDUSCON-CE 


Comissão organizadora

Eng. Marcio Soares da Rocha -- Presidente do IBRAENG

Eng. Christina Bianchi -- Diretora de Eventos do IBRAENG

Eng. José de Montier Barroso -- Diretor-Tesoureiro do IBRAENG

Eng. Elismar de Oliveira Sá -- Diretor Secretário do IBRAENG. 


Inscrição

Inscrições encerradas. Evento já realizado.

Valor da inscrição: R$ 100,00 


Data e Local

Data: 18/11/2016

Local: Hotel Mareiro - Avenida Beira Mar 2380, Meireles, Fortaleza - CE

Como Chegar

Contato

Christina Bianchi (85) 99988-6900


Patrocinadores

CREA-CE

MÚTUA

SENGE-CE

IBEC

SINDUSCON-CE