,

Notícias

Confea aprova proposta de Laudo de Inspeção Predial de Edificações (LIPE)

Publicado em: 29/07/2014
O projeto original estabelece a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (LITE).



O plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) aprovou, na noite de segunda-feira (9/6/2014), propostas que modificam o texto do PLS 491/2011, de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). O projeto original estabelece a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificação (LITE). Por sugestão do GT Manutenção e Infraestrutura em Edificações do Confea, o laudo passará a denominar-se Laudo de Inspeção Predial de Edificação (LIPE) e amplia as avaliações de condições de uso, funcionalidade e outras características dos sistemas construtivos, em relação ao texto inicial.

A proposta  foi aprovada por unanimidade, com poucas alterações dos conselheiros, e será defendida junto ao Senado Federal. Durante a sessão extraordinária, o plenário também promoveu visitas técnicas às instalações do Confea e da Mútua. Impedido de participar de toda a plenária, devido às tempestades que caíram sobre a região Sul do país, onde se encontrava em viagem a trabalho, pelo Sistema, o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva, apresentou um relato de suas recentes atividades, incluindo importantes tratativas sobre o processo de federalização do plenário do Confea.

Ao encerramento da plenária, o presidente José Tadeu justificou sua ausência durante os debates do dia, esclarecendo que só pudera sair de Santa Catarina às 14h30min desta segunda-feira, em decorrência das fortes chuvas que caíram sobre o estado.  José Tadeu relatou suas últimas atividades, incluindo debate com estudantes da Unicamp, debate em Curitiba sobre a resolução nº 1.048 e ainda reunião com inspetores, conselheiros e outras lideranças mato-grossenses. 

Fonte: Confea